Joaquim Martins
Apontamentos da Semana...
11 janeiro 2015 – “Todos Unidos” – Paris foi, por um dia, a capital do Mundo e a França mobilizou-se para dizer: - “Estamos de Pé!”; Para dizer não a todos os fanatismos, reafirmando-se como “um País de liberdade, pluralista, laico, recusando o racismo e o antissemitismo, tolerante para todas as religiões” em que os cidadãos” de todas as condições, origens, religiões e afinidades políticas” se mobilizam para “defender a República, a liberdade que a funda e a laicidade que a engrandece” porque reconhecem “esses valores como essenciais” (Editorial do Le Monde).
Pudemos assistir a um raro momento histórico: Ver líderes de 50 países, caminharem, lado a lado, manifestando o repúdio comum pelo terrorismo e pelo fundamentalismo e ao mesmo tempo, o respeito pela tolerância e pela Liberdade!
Igualmente invulgar foi termos podido ver, um pouco por todo o Mundo, o assumir do gesto simples mas simbólico “Je suis Charlie” para dizer: o ataque cobarde a este jornal – o Charlie Hebdo – foi um ataque dirigido a cada pessoa que quer e ama a liberdade ou seja, este ataque diz-me respeito.
Emocionante e motivador!
Esperemos que este ataque em Paris tenha acordado a Europa e o Mundo. E que os apelos do Papa Francisco sejam ouvidos. Este fenómeno é consequência de uma “cultura de descarte”, também aplicada a Deus – repetiu o Papa esta segunda-feira – “Na verdade, o fundamentalismo religioso, ainda antes de descartar os seres humanos, perpetuando horrendos massacres, rejeita o próprio Deus, relegando-o a mero pretexto ideológico”.
Esperemos que este dia não fique na história, apenas, como o dia em que “a França marchou contra a Barbárie” (Le Monde de 13 de janeiro) mas também como o dia em os líderes europeus se deram conta dos efeitos das suas politicas e iniciaram a procura de soluções.
Menino de OURO – Cristiano Ronaldo recebeu mais uma bola de ouro. Mereceu-a, pois trabalhou intensamente para esse objetivo. É um exemplo para a juventude que acredita nos seus talentos e nunca desiste de alcançá-los. É um exemplo de capacidade de trabalho e de disciplina. Mantém a ambição de superar-se e tentar ser o melhor! Bravo Ronaldo!