Colchas de Castelo Branco são motivo de nova moeda
O Bordado de Castelo Branco é o motivo de uma nova moeda que é lançada este mês.
A Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) explica que “com o intuito de colocar em evidência alguns elementos da cultura tradicional que compõem a nossa identidade, a INCM, em colaboração com o Museu Nacional de Etnologia, criou a série de moedas de coleção intitulada Etnografia Portuguesa” e adianta que “a terceira moeda desta série, da autoria dos escultores Isabel Carriço e Fernando Branco, é alusiva às Colchas de Castelo Branco e seus magníficos bordados, fruto de um saber transmitido ao longo de gerações, com raízes perdidas no tempo”.
A nova moeda tem um valor facial de 2,50 euros e é cunhada em três materiais diferentes.
Assim, a mais valiosa será a moeda cunhada em ouro 999/1000, com acabamento proof, que é limitada a 2.500 exemplares, sendo o preço unitário de 805 euros.
Também limitada a 2.500 exemplares é cunhada uma moeda em prata 925/1000, igualmente com acabamento proof, que tem um preço unitário de 47,23 euros.
Por fim há a moeda normal, cunhada em cuproníquel, que tem acabamento normal e uma emissão de 100 mil exemplares, sendo que o preço unitário é o do valor facial.
AT