13 de abril de 2016

Joaquim Martins
As ondas do Panamá!

AS ONDAS DO PANAMÁ! – Nesta última semana, um pouco por toda a Europa, foram sentidas as ondas de choque provocadas pela divulgação dos negócios da China, perdão, dos negócios do Panamá que algumas pessoas e empresas gostam de fazer.
Provocarão alguns sobressaltos? Sem dúvida, apesar da insignificância. É um Paraíso pequeno e um só escritório. Nada que afete os muitos offshores que florescem na velha Europa e nos Estados Unidos. Terão feito corar de vergonha algumas pessoas inocentes que só queriam privacidade, mas são zelosos cumpridores da lei e destapado a careca a alguns figurões e a poucos aprendizes de feiticeiro. Haverá algumas demissões, processos e investigações rigorosas. Claro! As ondas de choque, como as bofetadas retóricas têm consequências, umas virtuosas, outras nem tanto!
Será que serão suficientes para obrigar à medida lógica e séria, mas revolucionária, de decidir acabar com os offshores? NÃO. CLARO QUE NÃO! Quando muito surgirão algumas listas negras de empresas e paraísos que serão condenados a um inferno temporário e que voltarão a ressuscitar, lavadas e sem mancha, num outro espaço de conforto!!!

AMORIS LAETITIA – O Vaticano anunciou, na passada sexta-feira, a nova exortação apostólica do Papa Francisco: A Alegra do Amor. É o novo desafio para o trabalho pastoral de cada Diocese Católica, resultante dos sínodos da família, realizados em 2014 e 2015. É uma exortação “sobre o Amor na família”.
No primeiro capítulo: A luz da palavra “,começa por lembrar, como a Palavra de Deus é “companheira de viagem para as famílias que estão em crise ou imersas em alguma tribulação, mostrando-lhes a meta do Caminho”. Nos oito seguintes fala da realidade rica e complexa das famílias de hoje, numa linguagem que alguns peritos já designaram como “a linguagem da experiência e da esperança”. A título de aperitivo, para uma leitura aprofundada, ficam os títulos dos capítulos: ”A realidade e os desafios da família”; “O olhar fixo em Jesus: a Vocação da Família”; O Amor no Matrimónio”; “O Amor que se torna Fecundo”; “Algumas perspetivas Pastorais”; ”Reforçar a Educação dos Filhos”; “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade” e “Es-piritualidade conjugal e familiar”.
Alegremo-nos, pela A Alegria do Amor, nesta Páscoa de 2016!

 

13/04/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video