Joaquim Martins
Regresso às aulas!
Regresso às aulas! – É tempo! Tempo de matrículas no Ensino Superior. Tempo de reencontro com a escola no Básico e Secundário. Tempo de descoberta e início de percurso para os pequeninos que deixaram o infantário. Um tempo novo de esperança e sonho para todos!
São novos passos. E, como diz o poeta “Os passos que me levam são caminho” (Rui Namorado). Caminhos! Abertos ao futuro. Cheios de incerteza, mas únicos e com a magia do novo, do misterioso, do desconhecido.
Para a maioria dos professores chegou o tempo de uma nova prova de esforço, em que todas as energias recuperadas vão ser postas à prova. Em que a competência profissional, mas sobretudo a empatia e a resiliência vão ser avaliadas. E o caminho de realização pessoal ou de inferno habitado começa…
É pois, um tempo que exige confiança e passos seguros. É que, e volto ao poeta “Em cada passo, perco outros caminhos/ E ao perdê-los, perderam-se também/ outros sonhos, outros passos, outras vidas.”
Em tempo de regresso às aulas, urge voltar a acreditar. A sonhar. A construir pontes e apertar laços. A descobrir o outro e novas causas e desafios. A descobrir o mundo novo, que se vai abrindo pelo saber e pelo sonho e que é preciso aprender a amar…
Para os pais, seja um início de processo, seja um regresso às aulas é um tempo de expectativa e de alguma ansiedade.
Importa que, nas etapas do ensino não superior, e logo no Pré-Escolar, também eles regressem à escola e se “inscrevam” no Projeto Educativo das Escolas dos seus filhos. E conheçam os professores. E voltem a “viver” a escola!
No caso dos pais, cujos filhos garantiram o direito de entrada no Superior (e são mais de 43.000, nesta 1ª fase!) importa que os deixem ganhar asas e voar…
Nesta semana, do regresso das aulas, é tempo, de todos encararmos o futuro!