27 de julho de 2016

Milhares rumam ao Ladoeiro para provar a melancia

Ladoeiro, no Concelho de Idanha-a-Nova, recebeu, durante o fim de semana, milhares pessoas que ali se deslocaram para visitar o 12º Festival da Melancia.
O certame foi inaugurado pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Local, Capoulas Santos, que aproveitou a deslocação ao concelho raiano, para visitar a Incubadora de Base Rural (IBR) de Idanha-a-Nova, localizada na Herdade do Couto da Várzea, no Ladoeiro, considerando que este é um projeto interessante para “replicar pelo País”.
Capoulas Santos realçou que “foi muito gratificante visitar a Herdade do Couto da Várzea, porque pude perceber a dinâmica que ali existe, ao serviço de produtores inovadores que podem contribuir para aumentar a riqueza da região, para a fixação de populações e, sobretudo, para atrair gente jovem com novas ideias”.
No que se refere ao Festival da Melancia, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, lembrou que “há 12 edições atrás eram apenas três os expositores. Hoje produzem-se na campina da Idanha, em particular no Ladoeiro, milhares de toneladas de melancia”.
A atividade económica desempenha neste certame um papel fundamental, conforme realçou Gonçalo Costa, presidente da Junta de Freguesia do Ladoeiro. Durante o festival a melancia foi comercializada a “preços muito convidativos e com toda a qualidade reconhecida”, salientou.
Uma competição que é sempre muito aguardada, a eleição da melancia mais pesada, foi ganha por um exemplar de 19,44 quilogramas, da produtora Adelaide Lopes.

27/07/2016
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video