1 de março de 2017

ORGANIZADO PELA SCUTVIAS
Festival de Música da Beira Interior estreia quatro peças

O XII Festival de Música da Beira Interior, organizado pela Scutvias, realiza-se este ano, entre sábado e 3 de junho, em Abrantes, Mação, Castelo Branco e Guarda.
O Festival começa sábado, em Abrantes, no Cine-Teatro São Pedro, com Misa Tango –  A Buenos Aires, de Martin Palmeri, e com a estreia de Misty, de Duarte Dinis Silva, interpretado pelo Conservatório Regional de Castelo Branco.
Na apresentação do XII Festival, Pinho Martins, ex-director-geral da concessionária da Autoestrada da Beira Interior (A23), explicou que, uma vez mais, tentou inovar-se no programa.
“Este ano, tentou-se algo de novo para o programa e também manter a tradição de estrear uma obra nova no quar- to concerto, que é inspirada na lenda de Monsanto, uma das mais conhecidas do País”, disse Pinho Martins, de quem há quatro anos partiu a ideia de criar um último espetáculo no Festival, que juntasse todas as escolas e onde se estreasse uma peça, “feita propositadamente para o evento”.
Na apresentação do Festival os quatro autarcas que os concelhos recebem este ano o Festival, foram unânimes nos elogios ao trabalho e à colaboração de Pinho Martins ao longo dos últimos anos e em realçar a importância deste festival na Região.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, fez questão de sublinhar que a Scutvias “não só faz a ligação das localidades envolvidas através da estrada, mas também na cultura, que é a melhor forma de dinamizar o desenvolvimento regional”.
Após a abertura, o Festival continua dia 22 de abril, na Igreja de Mação, onde será apresentada em estreia a Missa Brevis nº 8, de Luís Cipriano, com a participação da Associação Cultural da Beira Interior e do Conservatório de São José da Guarda.
A 6 de maio, o Festival chega a Castelo Branco, com um espetáculo no Cine-Teatro Avenida, com o Conservatório de Música e a Escola Profissional de Artes da Covilhã, que apresentam o Ballet Alice no País das Maravilhas.
O Teatro Municipal da Guarda recebe o Concerto da Beira Interior, a 3 de junho, que envolve alunos de todas as escolas da Região e onde é estreada a obra Monsanto, composta por Luís Cipriano para este concerto que encerra o XII Festival de Música da Beira Interior.
O novo diretor-geral da empresa, Pinto da Silva, esteve presente na apresentação do Festival e considerou-o “uma iniciativa louvável e que o patrocínio da educação musical, que em Portugal é baixa, vejo-a aqui como uma iniciativa única e louvável” concluindo que “se de mim depender podem crer que para o ano haverá Festival de Música da Beira Interior”.

02/03/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video