Beira Salgados, Ervas de Zoe, Padaria do Salgueiro e DAMAR em Londres
InovCluster leva empresas da região à Speciality & Fine Food Fair
Quatro empresas da região, Beira Salgados e Ervas de Zoe (Idanha-a-Nova), Padaria do Salgueiro (Castelo Branco) e DAMAR (Fundão), estiveram entre 8 e 10 de setembro, em Londres, onde participaram na Speciality & Fine Food Fair, um evento que serve como ponto de encontro para comerciantes a retalho, restaurantes, hotéis, responsáveis de catering e distribuidores que pretendam fornecer produtos de alta qualidade.
A organização desta participação coletiva esteve a cargo da InovCluster que levou ainda uma empresa de Seia, a Queijo Tavares.
Esta participação insere-se no projeto conjunto de internacionalização aprovado para este ano, no âmbito do Sistema de Incentivos Qualificação PME – Projetos conjuntos de internacionalização.
A Speciality & Fine Food Fair, tendo em conta eventos anteriores, conta com cerca de 10.500 participantes, sendo que 82 por cento dos visitantes participa na tomada de decisões de compra da empresa que representam.
Trata-se de um certame especialmente dirigido ao canal HORECA, um dos mais importantes na promoção de produtos regionais de qualidade internacionalmente reconhecidos.
O principal objetivo da InovCluster foi proporcionar aos participantes portugueses um acesso exclusivo e privilegiado ao mercado, bem como promover os produtos portugueses junto de potenciais compradores.
De acordo com o ponto de situação feito junto das empresas participantes no âmbito desta iniciativa da InovCluster, foram já estabele- cidos um conjunto de contatos com real potencial para serem convertidos em oportunidades de negócio.
Refira-se ainda que o Reino Unido é o sexto maior importador mundial, com um mercado de 63,6 milhões de habitantes (estimativas de 2012), aberto, e sem preconceito relativamente aos produtos estrangeiros, representando um importante parceiro comercial para Portugal, é o quinto maior cliente.
Recorde-se ainda que a InovCluster, enquanto entidade dinamizadora do programa Qualificação PME – projetos conjuntos de interna- cionalização, levou a cabo durante este ano um conjunto de ações com o objetivo de promover as empresas e os seus produtos nos mercados internacionais, ações essas que incluem a participação em feiras internacionais, organização de missões empresariais e ações promocionais.
As empresas são financiadas a 75 por cento no caso de participarem em feiras internacionais e a 45 ou 50 por cento, nas restantes ações.
Este projeto é financiado pelo COMPETE/QREN e conta com o apoio da Câmara de Castelo Branco.