Edição nº 1661 - 21 de outubro de 2020

Empresa de amêndoas Vera Cruz abre escritório em Idanha

A empresa Vera Cruz, que é um dos maiores produtores de amêndoa da Europa, acaba de instalar um escritório em Idanha-a-Nova.
A Vera Cruz vai assim concentrar a gestão administrativa e financeira da empresa em Idanha-a-Nova, onde tem instalados mil hectares de amendoal no âmbito de um projeto que representa um investimento de 50 milhões de euros nos concelhos de Idanha-a-Nova e do Fundão.
Uma equipa de cinco colaboradores irá trabalhar em permanência no escritório de Idanha-a-Nova, prevendo-se o recrutamento de mais colaboradores. A empresa já criou, aliás, 20 postos de trabalho diretos, incluindo os colaboradores que desempenham a sua atividade nas herdades onde estão instalados os amendoais.
Filipe Rosa, sócio cofundador da Vera Cruz, explica que “a abertura deste escritório representa o nosso compromisso com Idanha no sentido da responsabilidade social. Pretendemos não só estimular a economia local através da componente agrícola, mas também estar próximos da comunidade, contratar pessoas da região e integrar a amêndoa em setores como a gastronomia ou o turismo, promovendo, por exemplo, o espetáculo que são as amendoeiras em flor”.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou, na abertura do escritório da Vera Cruz, que “investimento muito significativo deste projeto, reconhecido com o estatuto de projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN) e um compromisso com a sustentabilidade social e ambiental pouco usual em grandes investimentos”.
Armindo Jacinto realça que a Vera Cruz demonstra “interesse em criar riqueza e emprego no Concelho, mas também em cooperar no âmbito da Bio-Região de Idanha-a-Nova, com o uso de tecnologias e práticas adaptadas à preservação da água e dos solos”.
Recorde-se que já este ano a Câmara de Idanha-a-Nova e a HVCZ Industries, empresa do Grupo Vera Cruz, assinaram um memorando de entendimento para a instalação de uma fábrica de descasque, armazenamento e transformação de amêndoas no Concelho, investimento que ronda os 13 milhões de euros.
A primeira colheita dos pomares de amendoeiras em Idanha-a-Nova deverá acontecer já no próximo ano.

21/10/2020
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video