Sertã
Maranho e bucho foram reis no festival
A Alameda da Carvalha, na Sertã, foi palco, no fim de semana, do Festival de Gastronomia, onde o maranho e o bucho recheado foram reis.
Pelo terceiro ano consecutivo, naquele espaço estiveram representadas as 14 freguesias do Concelho da Sertã, os estabelecimentos de ensino, vários pontos de venda de artesanato e produtos regionais, assim como o espaço dedicado à restauração onde os visitantes puderam saborear o maranho e o bucho recheado. Para além destas iguarias, aquele espaço possuía restaurantes que representavam confrarias convidadas nomeadamente, a Confraria Gastronómica do Bacalhau e a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada. Inserido nas comemorações dos 500 anos do Foral, o Festival pautou-se ainda pela realização de diversas iniciativas, como uma mega aula de Zumba Fitness, Step e Cycling.
A nível musical, no primeiro dia do Festival, sexta-feira, realizou-se o encontro de ranchos com o Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, Rancho Folclórico do Clube Bonjardim e Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim. Mais tarde, foi a vez do concerto proporcionado pelo grupo sertaginense Trilhos. No sábado, passaram pelo palco os Cosmos, Raízes do Minho, terminando a noite com os Sem Filtro. O programa musical do último dia do Festival, domingo, além do encontro de concertinas, englobou concertos das bandas sertaginenses Big Band da Fus, Still e Popxula.