31 Julho 2013

Carlos Lourenço aposta no turismo e investe um milhão de euros em Perais
Complexo de turismo rural nasce na Herdade da Urgueira

rodao.jpgO impulsionador deste projeto de turismo rural é Carlos Lourenço, um dos sócios da Queijaria Artesanal Lourenço & Filhos, com sede em Vila Velha de Ródão, que decidiu avançar para a concretização de um sonho antigo.
O investimento é de um milhão de euros e as obras de recuperação das habitações existentes já se iniciou este mês, após uma luta contra a burocracia que durou quase três anos.
Em declarações à Gazeta do Interior, Carlos Lourenço explica que todo o processo teve início em 2010 tendo sido finalmente aprovado pelo Instituto do Turismo Rural no ano passado.
Para concretizar este sonho, Carlos Lourenço e a sua irmã, Fátima Lourenço, candidataram o projeto ao Programa Leader, sendo que o financiamento de verbas comunitárias ronda os 50%. O restante capital é dos dois irmãos que também são sócios na Queijaria Artesanal Lourenço & Filhos.
Adquirida em 1993, a Herdade da Urgueira tem 488 hectares de terreno que até agora têm sido explorados apenas a nível agrícola. Carlos Lourenço diz que chegou a hora de diversificar a atividade e decidiu avançar naquilo que considera ser um complemento à atividade agrícola.
Por outro lado, a Herdade da Urgueira tem condições ímpares para o turismo rural e a procura, nomeadamente no concelho de Vila Velha de Ródão, tem vindo a aumentar.
“Há muita procura do turismo natureza”, refere Carlos Lourenço, um filho da terra que desde a década de 80 se tem dedicado de alma e coração à agricultura e que tem investimento em Vila Velha de Ródão. Obras de reconversão do casario da herdade iniciaram-se este mês. Depois de prontas, fica à disposição dos turistas e amantes da natureza um complexo que inclui um pólo habitacional composto por três habitações de tipologia T1, três T2 e um T3.
O complexo conta ainda com uma área de recepção e outro pólo habitacional com mais dois T1, um T2 e uma suite.
Para além disso, terá ainda um restaurante e uma área reservada ao serviço de pequeno-almoço.
Quando o projeto estiver totalmente concluído, os visitantes podem ainda usufruir da fauna e flora existente na herdade que possui ainda quatro barragens, sendo que a maior fica a escassos metros do complexo habitacional.
Ciente dos riscos deste investimento, Carlos Lourenço diz que no futuro poderá realizar parcerias com entidades com experiência em turismo rural e da natureza no sentido de aproveitar todas as potencialidades que os 488 hectares da Herdade da Urgueira colocam à disposição.
Contudo, Carlos Lourenço tem já ideias bem definidas no sentido de aproveitar o enorme potencial, não só da herdade mas de tudo aquilo que Vila Velha de Ródão proporciona aos turistas e visitantes, nomeadamente a gastronomia local. Aliás, um dos objetivos passa precisamente pela aposta nos produtos da terra e da própria produção de Carlos Lourenço que vai desde os ovinos, queijos e azeite e que já lhe valeram inclusivamente a conquista de vários prémios a nível nacional.
Por outro lado, Carlos Lourenço quer também juntar outros produtos regionais e desta forma ajudar também a economia dos produtores de Ródão.
Inicialmente, o complexo irá criar no imediato seis postos de trabalho diretos.

31/07/2013
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video