Planet Ferrovia Sector IV Via Lusitânea
Víktor Ferrando expõe no Centro de Cultura Contemporânea
O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCB) inaugurou, no passado sábado, a exposição Planet Ferrovia Sector IV Via Lusitânea, do artista plástico espanhol, Víktor Ferrando.
Esta exposição, que é exibida pela primeira vez em Portugal, irá manter-se aberta ao público até dia 5 de abril de 2015 e é comissariada por Guida Loureiro.
Mas, antes da abertura ao público, Víktor Ferrando e Guida Loureiro, acompanharam os jornalistas numa visita guiada, onde explicaram minuciosamente, o sentido e o objetivo de cada peça exposta.
A exposição, recentemente apresentada na Cidade das Artes e das Ciências, em Valência (Espanha), integra um conjunto de instalações e de esculturas de grandes dimensões, criadas, sobretudo, a partir de material ferroviário fora de circulação.
A utilização deste material é uma das características mais marcantes de Víktor Ferrando, que nos leva num percurso entre o homem e o planeta, onde este último está quase sempre presente nas diversas abordagens, como a dicotomia entre o bem e o mal, o desafio à não violência, a pobreza ou a fragilidade humana.
A comissária Guia Loureiro, explicou que se trata de uma exposição que nos “desafia a pensar na ameaça do caos” e adiantou que se trata de uma mostra que é um verdadeiro desafio, não só aos adultos mas, acima de tudo para as crianças e jovens”.
“A exposição tem uma matriz didática e pedagógica”, referiu.
Guida Loureiro sublinhou ainda o “staff de excelência” do CCCB, “não só ao nível do exercício do trabalho, mas também na sua qualidade”.
Estas palavras foram corroboradas por Víktor Ferrando, que enalteceu ainda o espaço físico do CCCB.