Trans-Pangeia Challenge entre o Canadá e Portugal
Oleiros e Naturtejo envolvidos na organização
Decorreu em Gaspé, no Canadá, a ultra maratona Trans-Gaspesian 2014, uma prova de ultra trail em autonomia com uma extensão de 260 km em 7 dias. Este foi o primeiro dos verdadeiros desafios de resistência que constituem o Trans Pangeia Challenge, campeonato organizado pela Land’s End Racing no Trilho Internacional dos Apalaches, entre 2014 e 2016. A Naturtejo, empresa intermunicipal de Turismo e o Município de Oleiros, através dos seus técnicos João Alves, Carlos Lourenço e Joana Rodrigues, cooperaram na organização desta primeira corrida, sendo que a segunda, The Crossroads 2015, realizar-se-á em Portugal no próximo ano, entre 19 e 25 de Abril, com várias etapas no território do Geopark Naturtejo, no sector português do Trilho Internacional dos Apalaches, em Oleiros. Os representantes da região tiveram formação adequada, divulgaram os recursos do Geopark Naturtejo, sob os auspícios da UNESCO, em geral, e do concelho de Oleiros, em, particular e ajudaram na organização da prova nesta bela região do Quebec canadiano, entre os parques nacionais de Gaspésie, Forillon e de Île-Bonaventure-et-du-Rocher-Percé. De salientar que a Península de Gaspé, onde se deu a partida do Trans-Gaspesian 2014, foi considerada um dos vinte destinos turísticos para a National Geographic Traveller.
O Trans Pangaean consiste num conjunto de quatro provas em autonomia realizadas em torno do Trilho Internacional dos Apalaches, no formato 250 km/7 dias, num total de 1000 km de corrida por um dos mais espectaculares trilhos do mundo. Estas provas decorrem no Canadá, Portugal, Gronelândia e Noruega, territórios que estiveram unidos formando o supercontinente Pangeia há cerca de 250 milhões de anos. Desta forma pretende-se agora unir paisagens e montanhas “que o Atlântico Norte tem vindo a separar ao longo de milhões de anos”, referem os seus organizadores. É de lembrar que o Município de Oleiros e a Naturtejo coordenam o desenvolvimento do Trilho Internacional dos Apalaches em Portugal, estando neste momento o município de Oleiros, com o apoio das freguesias e da Associação Trilhos do Estreito, a criar um trilho na Serra da Muradal, aquela que virá a ser a Grande Rota do Muradal-Pangeia.
Os ultramaratonistas, provenientes de todas as partes do mundo, realizarão a corrida em autosuficiência ao longo dos mais espetaculares trilhos de montanha, caminhos florestais e rurais do Geopark Naturtejo, que desde Março estão a ser selecionados pela organização, em parceria com a Naturtejo, Município de Oleiros, com o apoio da empresa Horizontes, de Proença-a-Nova com longa experiência neste tipo de provas de ultraresistência.