30 de abril 2014

MUSEU FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR
Sociedade dos Amigos parte à descoberta do Monte de São Martinho

A Sociedade dos Amigos do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, de Castelo Branco, organiza sábado, a partir das 10 horas, uma visita ao Monte de São Martinho.
A iniciativa surge integrada nas comemorações do centenário do Museu e tem como objetivo, como adianta Celeste Capelo, “evocar a memória do fundador Francisco Tavares Proença, um dos maiores arqueólogos do seu tempo, que foi quem encontrou o castro que se situa no cimo deste monte. Por outro lado, queremos desenvolver a arqueologia da Região e esta visita é a primeira que fazemos para analisar a real situação do património arqueológico nos arredores da cidade”.
O percurso será orientado pelo historiador Pedro Miguel Salvado, para quem “São Martinho é um dos principais lugares da paisagem cultural albicastrense. As nossas lendas fundacionais enraízam neste horizonte. O menir e as estelas pré-históricas e proto-históricas que Tavares Proença aí encontrou são monumentos únicos no contexto europeu. É esta originalidade que queremos dar a conhecer e através da Sociedade de Amigos e continuar a investigar”.
O encontro dos participantes está marcado para as 10 horas, frente ao Museu, de onde serão transportados para a Capela de Santa Ana, onde começa o percurso a pé até ao Monte de São Martinho.

30/04/2014
 

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
15/02
Feira Mensal de Colecionismo, Antiguidades e VelhariasAvenida Nuno Álvares, Castelo Branco
11/02 a 30/04
RequintinhaCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video