Meia Maratona Castelo Branco - Alcains foi um êxito
Fernando Matos, o melhor atleta do Concelho
Numa organização conjunta das Juntas de Freguesia de Castelo Branco e Alcains, cuja organização técnica esteve a cargo da Associação de Atletismo de Castelo Branco, realizou-se no passado dia 25 de Abril a IIª edição da Meia Maratona Castelo Branco- Alcains.Num evento, que esteve integrado nas comemorações dos 40 anos da revolução dos cravos e onde o S. Pedro deu tréguas, proporcionando um clima ideal para a prática desportiva, foram cerca de 100 os atletas, entre homens e mulheres dos escalões de juniores, seniores e veteranos, que partiram do Centro Cívico de Castelo Branco em direcção a Alcains, onde a meta se encontrava instalada no Largo de Stº António. O trajecto da prova foi diferente do ano passado, tendo a saída da cidade albicastrense sido feita pelos Buenos Aires e a entrada na vila conhecida pelos bons queijos e pelos canteiros sido feita junto ao Campo Trigueiros de Aragão. A ligação foi feita pela Estrada Nacional 352, passando pela Rotunda à entrada dos Escalos de Cima, onde se encontrava o refrescamento dos 15 kms. João Caetano, do Núcleo Oeiras\Sportzone foi o grande vencedor com o tempo de 1.10.09, seguido do albicastrense Fernando Matos, do Grupo de Convívio e Amizade nas Donas a 23 segundos e deTiago Valério, do CCDM Portalegre, a1.15 segundos do vencedor.
Numa novidade desta edição, realizou-se a Iª Mini Meia Maratona Castelo Branco-Alcains, que teve partida no km 11 da Meia Maratona. Participaram cerca de 35 atletas juniores, seniores e veteranos, onde o mais rápido foi Hugo Alves, do Clube Triatlo do Fundão, com o tempo de 34.23, deixando João Rodrigues, do Penta Clubeda Covilhã a cerca de 5 minutos. O terceiro atleta a chegar à meta foi o júnior Manuel Moreira, do Grupo de Convívio e Amizade nas Donas, a 31 segundos do segundo classificado. Destaque para a boa forma de Leonidio Afonso, antigo atleta da equipa de atletismo do Benfica e Castelo Branco, que venceu a prova de veteranos, e para o colega de profissão Artur Jorge, que foi segundo no mesmo escalão.
Para os escalões mais novos, disputou-se nas ruas de Alcains a IIª Corrida da Liberdade, onde participaram cerca de 50 atletas.
Cristina Granada, presidente da Junta de Freguesia de Alcains era no final da prova uma pessoa “ muito satisfeita com o modo como a prova decorreu e com o bastante público presente nas ruas de Alcains”. Nem mesmo a mudança do percurso da mini e da meia maratona estragou a bela manhã de prática desportiva. “As grandes organizações destacam-se das outras pela capacidade de se adaptarem a imprevistos que surgem” afirmou Cristina Granada.
Jorge Neves, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco afirmou que “a prova correu de acordo com a expectativa. Um número de inscritos razoável que deu grande interesse desportivo, com alguns atletas a virem pela primeira vez, o que se pode traduzir em garantia de qualidade organizativa”.
Ainda segundo Jorge Neves, “pela nossa parte a prova é para continuar, embora estejamos já a pensar, a médio prazo, em modelos alternativos para a mesma”.
Destaque para os muitos individuais que participaram bem como para os atletas do CB Running e do Alcains Atlhetics que deram colorido e animação a toda a prova e ao almoço e à entrega de prémios.
Manuel Geraldes