COLETIVIDADE CENTENÁRIA DA CIDADE
Centro Artístico aposta no fado e no futebol
O Centro Artístico Albicastrense (CAA) deu a conhecer o plano de atividades para este ano, no qual se destacam duas apostas intimamente ligadas com a generalidade dos portugueses. Trata-se do fado e do futebol.
O presidente da direção da centenária coletividade albicastrense, Paulo Afonso, no que se refere ao fado, adianta que o objetivo ”é fazer com que o Centro Artístico Albicastrense se assuma como o Clube do Fado de Castelo Branco”.
Nesse sentido, o CAA vai dinamizar um Curso de Aperfeiçoamento do Fado, que tem como objetivo proporcionar formação com vista ao aperfeiçoamento de pessoas, a título individual ou grupos de fado, ao nível da sua performance vocal, instrumental ou de postura representativa. Curso que será ministrado por Custódio Castelo, que é professor de Guitarra Portuguesa na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco.
A formação decorrerá de abril a dezembro deste ano, sempre às quartas-feiras, em horário a definir, entre as 19 e as 23 horas.
Com este projeto, afirma Paulo Afonso, pretende-se promover o fado como Património da Humanidade, valorizar Castelo Branco como cidade ligada ao primeiro curso superior de Guitarra Portuguesa, valorizar a cultura regional da Beira Interior, bem como a sua gastronomia.
Assim, no âmbito da formação as aprendizagens realizadas serão dadas a conhecer através de matinés de fado, que decorrerão nas tardes de domingo, incluindo a promoção de produtos gastronómicos da Beira Interior.
O projeto contempla também a gravação de um CD ao vivo, num espetáculo a realizar em dezembro. CD que será produzido por Custódio Castelo e para o qual cada artista ou grupo de fado deve preparar um fado tradicional e outro com música e letra inéditas, preferencialmente de poetas ou letristas da Região, valorizando, assim, a criação artística.
Futebol para
os mais jovens
A outra grande aposta passa pela “reativação do Departamento Desportivo” do CAA, mediante a criação de uma Escola de Futebol.
Um projeto que envolve um grupo de professores de Educação Física, entre os quais Filipe Roque e Tiago Carronda e que tem duas vertentes. A social, com a finalidade de “proporcionar aos jovens o acesso à prática desportiva regular e de qualidade, dos estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa de modo a que pratiquem regularmente atividades físicas e desportivas, potenciando as valências físicas e psicológicas, que contribuem para o seu desenvolvimento global”.
Meta a que se junta a de “fomentar as competências sociais e os valores morais; ocupar os tempos livres dos jovens, no sentido de combater a indisciplina, a marginalidade, o sedentarismo e o desinteresse pela escola; promover uma ótima relação entre as crianças e os educadores; e contribuir para a melhoria do sucesso escolar”.
Já na vertente desportiva o objetivo é “oferecer a todos os jovens a possibilidade de praticar atividade física para o seu bem-estar, prevenindo o surgimento de doenças ligadas ao sedentarismo, melhorando a saúde pública dos albicastrenses e desenvolver as suas habilidades motoras/futebolísticas com treinadores especializados, com metodologia de treino certificada”.
A Escola de Futebol, que existirá a partir de julho, para iniciar as atividades em setembro, terá como locais de formação o CAA e as estruturas desportivas de Castelo Branco.
Para a época 2014/2015 as metas a atingir são, entre outras, estruturar o Departamento de Futebol do CAA e a captação de atletas para os escalões de petizes (Sub 7), Traquinas (Sub 9), Benjamins (Sub 11) e Infantis (Sub 13).
Isto enquanto para a época 2015/2016 as metas passam por competir nas provas realizadas pela Associação de Futebol de Castelo Branco, nos diferentes escalões; a realização de férias desportivas; desenvolver o acompanhamento escolar; realizar encontros, convívios e torneios; e organizar a festa de encerramento da época desportiva.
No que se refere a este projeto, Paulo Afonso realça que “não queremos atropelar ninguém, até porque respeitamos o trabalho de outros clubes”, para assegurar que a finalidade “é fazer uma formação diferente”.
Teatro está
de regresso
Paulo Afonso revela também que o teatro está de regresso ao CAA, com o reactivamento do grupo de teatro da coletividade, num projeto que será liderado pelo grupo Pé de Pano.
O Plano de Atividades, no entanto, contempla muitas outras vertentes, como é o caso das aulas de grupo, já desenvolvidas em 2014 e que incluem zumba, pilates, taekwondo, tango argentino, kizomba, guitarra, tricô e croché, cozinha macrobiótica, xi-kung e step.
Também mantidas serão as parcerias com grupos, que passam pela disponibilização de espaço nas instalações do CAA, abrangendo o grupo EntrelaçArte, o grupo Pé de Pano, a banda Sam, a tuna TUSALD da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) e o Grupo de Danças de Salão, entre outros. A aposta passa também pelos torneios de sueca e pelos convívios de pesca, que são uma tradição na coletividade, e a exemplo do ano passado serão mantidas as noites de baile popular/kizomba. Atividade que será alargada, uma vez que no ano passado decorria na primeira sexta-feira de cada mês, ma este ano terá lugar nos primeiros e segundos sábados de cada mês.
Este ano será também criada a Corrida de Atletismo de Santo António, somando-se a esta atividade torneios de malha, xadrez e snooker, sessões de karaoke, noites de café-concerto e caminhadas, não sendo esquecida a realização de palestras e workshops sobre os mais variados temas.
A atenção estará também centrada na área social, “tendo em consideração que o CAA se localiza numa zona da cidade em que muitas famílias evidenciam algumas dificuldades a nível económico”. Assim, está definida a participação das utentes da Casa de Infância e Juventude de Castelo Branco (CIJE) nas atividades de grupo, gratuitamente, a realização de protocolos com o Banco Alimentar, a Cáritas e a Cruz Vermelha Portuguesa e a criação de salas de estudo.
Os momentos de festa também não foram esquecidos e depois da comemoração do 107º aniversário do CAA e do Baile de Carnaval, está programado o tradicional Baile da Pinhata e as comemorações do 25 de Abril, do Dia da Mãe e dos Santos Populares.