23 de dezembro de 2015

Deputados do PS questionam Governo sobre o Centro de Saúde da Sertã

Os deputados do Partido Socialista (PS) eleitos pelo Círculo de Castelo Branco querem saber se o Governo vai realizar algum tipo de intervenção no edifício do Centro de Saúde da Sertã face à degradação visível das atuais instalações e quais as medidas a tomar para garantir um reforço dos profissionais de saúde.
Segundo Hortense Martins e Eurico Brilhante Dias, o Centro de Saúde da Sertã, no Distrito de Castelo Branco, abrange uma população maioritariamente idosa e portanto mais carenciada de cuidados, em grande número com doenças crónicas e com necessidades de cuidados permanentes.
“Esta unidade de saúde encontra-se numa situação preocupante em termos de escassez de profissionais de saúde, designadamente enfermeiros e médicos, existindo cerca de 1.077 utentes sem médico de família, o que vem contrariar a promessa do anterior executivo de atribuir um médico de família a cada português”.
“Para além deste problema, pode-se ainda acrescentar o estado de degradação das suas instalações, local onde são prestados os cuidados de saúde à população, bem como a falta de investimento nas obras de requalificação que deveriam ter sido realizadas nos últimos anos”, sustentam.
Os deputados socialistas adiantam ainda que havendo unanimidade em considerar que esta unidade de saúde não reúne as condições adequadas para a prestação de serviços de qualidade, “constata-se contudo, que o processo se arrasta há anos sem que exista ainda uma solução, quer seja pela via da requalificação do equipamento existente, quer pela construção de novas instalações”.
No documento enviado ao Ministério da Saúde, os deputados do PS perguntam à tutela se o Governo pretende realizar algum tipo de intervenção no edifício do Centro de Saúde da Sertã e querem saber que tipo de intervenção considera viável, face à degradação visível das atuais instalações.
Por último, questionam ainda o Governo sobre as medidas que pretende tomar de modo a garantir um reforço dos profissionais de saúde, garantindo assim um atendimento adequado e de qualidade aos utentes e se a tutela pretende alterar o tipo de serviços prestados às populações por aquela unidade de saúde.

22/12/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
09/05 a 11/05
tituloNoticia
11/05
XIII Passeio  Pedestre  - Rota de S. MartinhoAssociação Juvenil Ribeiro das Perdizes, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video