1 de junho de 2016

COM O LEMA CIDADE SAUDÁVEL
Superior de Saúde comemora 68 anos

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) de Castelo Branco está a comemorar o 68º aniversário, mantendo o lema Castelo Branco, Cidade Saudável.
Assim, segunda e terça-feira decorrerão diversas atividades dirigidas aos cidadãos e à comunidade.
Segunda-feira, das 8h30 às 17 horas, e terça-feira, das 8h30 às 12h30, a Escola Superior de Saúde estará aberta à comunidade com a Feira de Saúde para Seniores, que é uma mostra de produtos e artigos destinados aos seniores, e para a prestação de cuidados de saúde (gratuitamente) aos cidadãos que aí se desloquem.
Na prestação de cuidados de saúde, serão realizadas nos laboratórios da ESALD, atividades como análises sanguíneas para avaliação da função renal, hepática e perfil lipídico; identificação de fatores de risco cardiovascular (rastreio de HTA, Glicémia capilar e Índice de Massa Corporal). Realizar-se-á ainda um Rastreio Cardiorrespiratório (ECG + Função Respiratória), atividade que necessita de marcação prévia, através do telefone 272340563.
Paralelamente, segunda-feira, a partir das 14 horas, decorrem classes de fisioterapia para idosos, em terra e em meio aquático. Às 15 horas tem lugar a Aula Magistral de Anatomia: em busca da simetria, presidida por Eduardo Pereira e moderada pelos docentes da ESALD José Preto e Nuno Cordeiro,  tendo como palestrantes Carlos Matos, que é designer e docente no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, e Abel Rodrigues, que é fisioterapeuta e docente da ESALD.
Terça-feira, a partir das 14 horas, decorrerá a cerimónia comemorativa do 68º aniversário da ESALD, seguida da Entrega de Prémios de Mérito e Louvor a docentes e funcionários da ESALD. Às 15 horas terão lugar um conjunto de palestras integradas na mesa redonda Envelhecimento na Beira Interior: Desafios e oportunidades para (Re)Pensar a Organização dos Serviços de Saúde, moderada pelo presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia, com a presença de Maria João Guardado Moreira (ESE/IPCB), Adriana Henriques (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa) e Jorge Soares (Fundação Calouste Gul-benkian).
As atividades na terça-feira terminam depois das 17:30, com o lançamento do livro A alimentação e identidade em contexto migratório: práticas e representações – Um estudo de caso no Distrito de Castelo Branco, da autoria de Maria do Céu Martins (docente da ESALD), e apresentado por Francisco Martins Ramos, seguindo-se a atuação da TUSALD – Tuna Académica da ESALD, às 18 horas.

01/06/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video