Alunos da Academia do Fundão premiados
Marco Massano e João Figueira, em guitarra, e Matilde Saraiva e Matilde Carapito, em piano, todos alunos da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) destacaram-se e receberam prémios na 17ª edição do Concurso Internacional Cidade do Fundão.
Na competição organizada pela Academia de Música e Dança do Fundão com o apoio da Câmara do Fundão houve ainda prémios e reconhecimento na variante de violino para Mariana Nunes Gonçalves e Ana Leonor Campos Ramalhete.
Se na semana passada Maria Mendes, em canto, tinha obtido o prémio de melhor interpretação da Beira Interior e o segundo lugar no Nível III da mesma competição, no decurso do Concurso outros alunos da AMDF confirmaram o bom momento das disciplinas de guitarra e piano no ano letivo que agora termina.
No Concurso Internacional Cidade do Fundão, Marco Massano conquistou o prémio de melhor candidato da Beira Interior na variante de guitarra e também o segundo prémio de Nível IV na mesma variante. Já João Figueira recebeu uma menção honrosa no Nível V de guitarra. Pedro Rufino que coordena o ensino de guitarra na AMDF não esconde a satisfação pelo êxito alcançado e que “resulta de muito trabalho, empenho e dedicação” dos seus alunos.
Quanto ao piano, o Concurso Internacional Cidade do Fundão confirmou o bom desempenho de Matilde Saraiva também aluna da Academia de Música e Dança do Fundão que recebeu o prémio de melhor interpretação de peça portuguesa e foi segunda classificada no Nível I de piano. Matilde Carapito Conceição que também é aluna na AMDF foi terceira classificada no Nível II de piano.
Os prémios deixam a coordenadora do ensino de piano na Academia, Olga Silva bastante contente.
O Concurso Internacional traduziu-se ainda em prémios para a aluna da AMDF de violino Mariana Nunes Gonçalves, que foi segunda classificada no Nível I e para Ana Leonor Campos Ramalhete que recebeu uma menção honrosa no Nível II de violino.
A competição que decorreu entre 30 de junho e 9 de julho apresentou este ano o violoncelo como novidade e a disciplina reuniu 45 participantes.
Na cerimónia de entrega de prémios e concertos dos laureados estiveram o presidente e vereadora da cultura na Câmara do Fundão, Paulo Fernandes e Alcina Cerdeira, respetivamente, que expressaram orgulho por a cidade acolher uma vez mais jovens músicos de todo o País e do estrangeiro.
Uma ideia corroborada por Jorge Gaspar, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, entidade a que pertence a Academia de Música e Dança do Fundão.