COM MUITAS ATIVIDADES
Conservatório encerra ano letivo
O Conservatório Regional de Castelo Branco realizou, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, os dois concertos de final de ano letivo.
Assim, dia 18 de junho, apresentou-se a orquestra de cordas, sob direção de Hadewych Steenbergen, e a orquestra de sopros e sinfónica, sob orientação de Bruno Cândido. Os destaques deste concerto foram os alunos Eduarda Caldeira e Miguel Ventura, que se apresentaram a solo com orquestra.
No dia 24 de junho subiram ao palco o ensemble de cordas, dirigido por Nicolas Celis e os instrumentais Orff com coro e pequeno ensemble de cordas. A direção de toda esta estrutura esteve a cargo da professora Goretti Cravo, que contou com o trabalho coral das professoras Mónia Ventura e Ema Casteleira.
Já no dia 28 de junho o Conservatório deslocou-se a Oledo, para a realização de um concerto na Igreja Matriz. A representação musical esteve a cargo de alguns solistas de guitarra, box ensemble dirigido por Jorge Pires e ensemble de cordas orientado por Nicolas Celis. Este concerto teve o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova, vila onde o Conservatório possui um pólo de ensino.
Noutra vertente, o Conservatório, com a finalidade de premiar o bom trabalho que os alunos têm desenvolvido, dinamizou, novamente, o seu concurso interno. Depois da primeira fase de provas, onde ficaram apurados 33 alunos, no dia 27 de junho, estes apresentaram-se para o concerto de laureados, onde foram atribuídos os Prémios Melhor Intérprete em cada categoria, e o Prémio Maria do Carmo Gomes. Este último foi a novidade deste ano, pretendendo homenagear a primeira diretora do Conservatório.
Os premiados foram: Diogo Crespo (clarinete) na categoria A, Guilherme Lopes (trompete) categoria B, Sebastião Mateus (piano) na categoria C, Jéssica Reis (acordeão) na categoria D, Beatriz Corodi (violino) na categoria E e Tomás Rafael (piano) na categoria F.
Já o Prémio Maria do Car-mo Gomes foi atribuído à aluna Beatriz Corodi.
Nos dias 28 e 29 de junho decorreu a terceira edição das Novas Ideias. No âmbito da disciplina de Análise e Técnicas de Composição, ministrada pelo professor Duarte Silva, os alunos finalistas do Conservatório Regional de Castelo Branco e da Academia de Música e Dança do Fundão apresentaram as suas composições, demonstrando assim os seus dotes nesta área.
Depois das Novas Ideias terem sido apresentadas ao público Fundanense no dia 28 de junho, dia três deste mês, foi a vez do Conservatório poder assistir a estas novas peças.
Entretanto, dia 2 de julho, o Conservatório participou num espetáculo organizado pela escola de dança Chirosauna. Num registo um pouco diferente, a orquestra sinfónica e alguns professores solistas interpretaram uma sevilhana, um fandango, uma polonaise e uma czarda.