Proença e Ilha do Maio estudam possibilidades de cooperação
O presidente da Câmara da Ilha do Maio, de Cabo Verde, Miguel Rosa, acompanhado pelo vereador Heidmilson Frederico, pelo deputado e empresário Arlindo Cardoso e elementos da Associação Maense Portugal, incluindo o seu presidente, Carlos Frederico, visitaram os Paços do Concelho, o Parque Empresarial e o Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova.
A visita inseriu-se numa ação mais alargada em vários pontos de Portugal e da Europa, tendo os elementos do município de Maio contactado com as comunidades da Ilha existente na Irlanda, Holanda e Luxemburgo, mas com o objetivo de apresentar igualmente as potencialidades da Ilha a possíveis investidores.
O presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, destaca que a cooperação com a Ilha de Maio já tem alguns anos e que irá continuar a desenvolver-se em diversas áreas de atividade, avançando que “a proposta de geminação com a Ilha do Maio traduzirá o desenvolvimento de ações entre as duas comunidades, nomeadamente ao nível da formação, educação, turismo, agricultura, pecuária, desenvolvimento tecnológico e energia”, para concluir que “a relação privilegiada com os países de língua oficial portuguesa é estratégica para os nossos territórios e fator de futuro”.
Também Miguel Rosa, presidente da autarquia Maense, considera importante aprofundar a cooperação simétrica entre as duas edilidades. “Até este momento temos uma relação mais de amizade, mas queremos colocar isso no papel, queremos que seja mesmo um casamento com assinatura”, considerou. “Também estamos a falar da possibilidade de empresários de Proença-a-Nova começarem a ter uma aproximação a Cabo Verde, mais concretamente à Ilha do Maio, para se desenvolverem relações com a ilha e com os empresários locais”. Esta é a segunda vez que Miguel Rosa está no Concelho de Proença-a-Nova, sendo que a primeira foi em 2010, como vereador. “Nota-se a dinâmica do Concelho”, referiu, considerando a atividade desenvolvida pela Incubadora Inova Startup Proença e pelas empresas instaladas no Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA).