15 de março de 2017

RALI DE CASTELO BRANCO REPLETO DE EMOÇÃO ATÉ AO FINAL
José Pedro Fontes vence Carlos Vieira no duelo entre os Citroën DS3 R5

 

O dupla formada por José Pedro Fontes e Inês Ponte, em Citroën DS3 R5, venceu o Rali de Castelo Branco, disputado sábado e domingo, depois de levar a melhor numa luta travada até ao último metro da última prova especial de classificação (PEC), com a equipa constituída por Carlos Vieira e Jorge Carvalho, também aos comandos de um Citroën DS3 R5.
A prova organizada pela Escuderia Castelo Branco foi, mais uma vez, emocionante do primeiro ao último minuto, com destaque, claro está para o duelo entre as duas equipas da marca francesa, que ganharam quase todas as classificativas. Das nove PEC disputadas, José Pedro Fontes ganhou quatro e Carlos Vieira outras quatro, escapando-lhes apenas uma, a superespecial noturna, que foi conquistada pela equipa vencedora da prova do ano passado, João Barros e Jorge Henriques, em Ford Fiesta R5, que este ano terminou no terceiro lugar do pódio.
Com esta vitória, José Pedro Fontes, que já tinha vencido o Rali em 2014, aos comandos de um Porsche 997 GT3 Cup, e em 2015, já com o Citroën DS3 R5, arrecadou pontos importantes que lhe permitiram, ascender à liderança do Campeonato Nacional de Ralis. Lugar que até à prova de Castelo Branco era ocupado por Pedro Meireles e Mário Castro, em Skoda Fabia R5, que na prova Albicastrense não teve a sorte do seu lado, uma vez que foi obrigado a abandonar logo na primeira classificativa.
O primeiro líder do Rali foi Carlos Vieira, mas na segunda classificativa José Pedro Fontes respondeu e passou para a liderança. Ao final do primeiro dia, com três PEC cumpridas, José Pedro Fontes era primeiro, João Barros segundo e Carlos Vieira terceiro, cada um deles com uma vitória numa classificativa.
Estava tudo em aberto para domingo. Nesse dia a vitória nas seis classificativas foi dividida entre José Pedro Fontes e Carlos Vieira, que à partida para o último troço, Alvito 2, estavam separados apenas por um segundo, com vantagem para o primeiro. Numa luta acesa até ao metro final, José Pedro Fontes foi o mais rápido e chegou ao fim com uma vantagem de 2,6 segundos sobre Carlos Vieira.
No pódio, José Pedro Fontes realçou que “foi muito importante vencer o Rali de Castelo Branco. Tivemos uma grande luta com o Carlos Vieira que poderia pender para qualquer lado. Se tivesse caído para o lado dele, a vitória também seria bem entregue. Ele tem vindo a evoluir bastante. No rali, andámos sempre no máximo e as diferenças de tempo mostram isso”.
Carlos Vieira, por seu lado, destacou que “entrámos para o último troço com o objetivo de ganhar a especial e o rali. Mas acabou por não me correr tão bem como desejava. Estou satisfeito com o meu desempenho. Melhorei bastante nos últimos 12 meses e isso verificou-se nos tempos face à edição do ano passado.”
Ainda no Campeonato Nacional de Ralis, no RC2N venceu a dupla Ricardo Teodósio/José Teixeira, em Mitsubishi Lancer EVO X; no RC3, Francisco Cima/Juan Garcia, em Renault Clio R3T; no RC4, Pedro Antunes/Paulo Leonês, em Peugeot 208 R2; no RC5, Diogo Soares/Luís Rodrigues, em Citroën DS3 R1; e nos clássicos, Cipriano Antunes/ Mário Feio, em Audi Quattro.
Na Taça Nacional Ralis de Asfalto a equipa vencedora foi a equipa do Fundão formada por Fernando Teotónio e Luís Morgadinho, em Mitsubishi Lancer EVO VII.
Na prova extra saiu vitoriosa a dupla Ricardo Coelho/Beatriz Pinto, em Toyota Starlet.

15/03/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video