31 de maio de 2017

EM CONGRESSO EMPRESARIAL DA BEIRA BAIXA
Empresários pensam a Região

Castelo Branco recebeu, nos dias 26, 27 e 28 deste mês, o 1º Congresso Empresarial da Beira Baixa, organizado pela Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) e Jornal de Negócios.
A iniciativa, que pretende ser um espaço de debate, dando voz à Região Beira Baixa, promovendo a coesão territorial, por via da promoção estratégica das forças vivas deste território, nos diversos eixos de desenvolvimento, contou com a participação de vários agentes económicos de toda a Região.
Na sessão de abertura, o presidente da AEBB, José Gameiro, referiu a importância do evento, com o qual a associação, “há muito sonhava”, afirmando que “conseguiu-se unir uma região em torno dela própria.
Aproveitando a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, José Gameiro lembrou algumas das obras e decisões importantes para o desenvolvimento da Região.
Assim, José Gameiro avançou que “senhor ministro, faça-nos atores das suas políticas e quando quiser decidir sobre a construção do IC31 chame-nos que nós estamos aqui. E quando quiser alterar o sistema de cobrança de portagens desta Região, convoque-nos, que nós estamos aqui. E quando quiser dotar a Região de melhores comunicações de fibra ótica ou outros sistemas de comunicação, estamos aqui para ajudar. E quando decidir colocar um módulo de transporte rápido ferroviário entre Covilhã, Fundão, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, estamos aqui para ajudar, e quando quiser que o seu governo faça medidas para a valorização do interior, chame-nos que nós temos algumas ideias”.
Também o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, apelou à construção do IC31, ao afirmar que “a concretização desta via é uma medida que no próximo quadro comunitário pode vir a diferenciar muito e a ajudar no desejo desta região de aproximação à Europa”, lembrando as “vantagens competitivas” desta via, que permitiria a ligação a Espanha.
Sobre o evento, considerou o Congresso, uma mais valia, “porque podemos pensar entre empresário, mas também com todos os que são as forças vivas da Região. Além disso o Congresso tem a vantagem de reunir o Distrito e voltar a encontrarmo-nos nesta dimensão distri- tal”.
Na sua intervenção, Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, respondeu a algumas reivindicações, afirmando que a constru- ção do IC31 deverá ser tema da Cimeira Luso-Espanhola que se realizou esta semana e afirmou que “qualquer investimento” terá de ser coordenado com Espanha.
Já no que se refere às portagens, recordou que o Governo cumpriu o compromisso de baixar o valor cobrado e salientou que tal permitiu uma poupança de seis milhões de euros para os utilizadores, tendo ainda frisado a importância desta medida para as empresas.
Lembrou ainda que a Região receberá um investimento de cerca de 90 milhões de euros a realizar na requalificação, modernização e eletrificação da Linha da Beira Baixa, no troço que liga a Covilhã à Guarda.

31/05/2017
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video