Alma Azul homenageia José Antunes Ribeiro
A Alma Azul organiza, no próximo sábado, 1 de setembro, a partir das 18 horas, no Salão Alma Azul, em Alcains, uma sessão para homenagear José Ribeiro, que é um dos livreiros e editores mais importantes do País. A iniciativa realiza-se na data de nascimento de António Lobo Antunes, um dos autores mais importantes da Língua Portuguesa, e que dedicou uma crónica ao livreiro com o título Homenagem a José Ribeiro, no seu primeiro Livro de Crónicas, de 1998, numa edição D. Quixote.
A sessão começa com a leitura e distribuição da crónica de António Lobo Antunes dedicada a José Antunes Ribeiro e será este o mote para falar de livros e livrarias e convocar também a memória de uma Viagem com Escritores que a Alma Azul realizou, em 2002, a Benfica, à Livraria Ulmeiro.
Nesse dia, o convidado especial da viagem dedicada à escrita de António Lobo Antunes foi José Ribeiro, que guiou os visitantes pelo Bairro de Benfica, tão celebrado por Lobo Antunes na sua obra, seguindo depois o grupo de alunos e professores de Castelo Branco, Penamacor e Fundão, para a Praia das Maçãs, ao encontro de mais memórias e leituras do autor de O Conhecimento do Inferno e O Esplendor de Portugal.
Dessa jornada, na Livraria Ulmeiro, como é referido “ficou a admiração que anos mais tarde se transformou num convite para participar, enquanto autor e editor, no evento Poesia no Parque, que a Alma Azul promoveu no Parque da Cidade de Castelo Branco, em 2010, com o apoio da Câmara”.
Também em cima da mesa no próximo sábado, em Alcains, estará o livro Todos os Livros, Diz Ele, de 1999, em que José Antunes Ribeiro reúne quatro obras que são Mar a Mar (1981); O Difícil Comércio das Palavras (1984); Fragmento e Enigma (1985) e Rio do Esquecimento (1993).
Recorde-se que José Antunes Ribeiro fundou a Livraria Ulmeiro em 1969, espaço frequentado por Agostinho da Silva, José Afonso, Mário Viegas e António Lobo Antunes, entre muitos outros nomes que marcaram, e marcam, a vida cultural portuguesa; e em 1970, a Editora Ulmeiro, que editou entre outros autores Hélia Correia, Isabel Sá, Orlando Costa, Vasco Branco, António Ramos Rosa e António Salvado.