18 fevereiro 2015

A primeira em portugal
Comunidade judaica lança serviço de rádio on-line

Quatro elementos da comunidade judaica de Belmonte lançaram oficialmente, no dia 11 de fevereiro, a primeira rádio on-line judaica do País.
A rádio Shabel, com emissão apenas via Internet (www.radioshabel.com), está instalada no Pavilhão Multiusos de Belmonte e é um projeto de quatro elementos da comunidade judaica local, liderada pelo rabino Elisha Salas.
“Tenho muitas pessoas que me contactam de Lisboa, do Porto, do Algarve e que me fazem perguntas sobre a história judaica, especificamente cristãos novos, mas tenho um problema que é a distância. Não sabia como manter um contacto mais direto e real e queria fazê-lo”, explica o responsável da comunidade judaica de Belmonte.
E, é a partir daqui que surge a ideia para a criação de uma rádio on-line, precisamente, para facilitar o contacto com toda a comunidade judaica.
“Tínhamos outra falta, um vazio em Portugal, a música judaica em hebraico, religiosa e moderna. É uma música que não se ouve no País, por diversas razões, não se ouvia”, explica Elisha Salas. O rabino de Belmonte adianta que queria chegar às pessoas com esse género de música, com o idioma hebraico e reconstruir a história judaica em Portugal. “É um trabalho sério feito por profissionais e nós não somos profissionais da comunicação. O único que temos é coração e queremos comunicar o que vivemos, o que pensamos e aquilo que sentimos”, adianta.
“Achei que era muito viável (criar a rádio on-line) e uma boa ideia. É a primeira rádio judaica do País”, afirma o rabino.
Elisha Salas sublinha ainda que a rádio “é algo que nos agrada fazer. Não o fazemos por dinheiro, nem por obrigação, mas sim porque gostamos”, conclui.
O presidente da Câmara de Belmonte, António Dias Rocha, esteve presente no lançamento da primeira emissão on-line da rádio Shabel.
“Estamos orgulhosos e satisfeitos, porque em boa hora a comunidade judaica teve esta ideia que é única em Portugal e que vai transmitir a partir de Belmonte”, afirmou o autarca. Dias Rocha disse ainda que a partir de agora, a comunidade judaica local vai conseguir conversar com todo o mundo judaico sobre os seus problemas e levar também o nome de Belmonte a todo o Mundo.
“Temos feito um esforço na tentativa de divulgar Belmonte em todas as suas vertentes”, adiantou. E, com o pensamento virado para todos os judeus que pretendam visitar Belmonte, Dias Rocha adiantou que a vila começa a ter estruturas com capacidade de resposta aos judeus que a queiram visitar. Exemplo disso, é o novo hotel que está a surgir em Belmonte, virado sobretudo, para a comunidade judaica e que no final deste ano, deverá abrir as portas ao público.
A unidade hoteleira, um investimento privado de cerca de um milhão de euros, tem 54 camas, distribuídas por 28 quartos e irá proporcionar aos judeus a possibilidade de cumprirem o que a sua religião lhes exige.

18/02/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
09/05 a 11/05
10/05
Passeio de motasRua do Pombal, Idanha
10/05
Tarde de Tertúlia Casa do Arco do Bispo, Castelo Branco
tituloNoticia
11/05
XIII Passeio  Pedestre  - Rota de S. MartinhoAssociação Juvenil Ribeiro das Perdizes, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video