Objetivo é formar e qualificar operadores turísticos
Castelo Branco e Cáceres apresentam aplicação informática para o Tejo
A Câmara de Castelo Branco e a Diputácion de Cáceres apresentaram uma aplicação informática para formar e melhorar a qualificação dos empresários turísticos que operam na zona do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI).
O projeto Conhecer com o Tejo/Conocer com el Tajo é uma aplicação informática desenvolvida no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, que pretende ampliar a capacitação e a melhoria das competências profissionais dos operadores turísticos portugueses e espanhóis que operam no PNTI.
“Esta aplicação vem dar mais um empurrão para o conhecimento do Tejo. Curiosamente nós começamos a conhecer o Tejo nesta dimensão turística há muito poucos anos”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, Arnaldo Brás.
O autarca falava aos jornalistas à margem da apresentação do projeto, que decorreu sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.
Arnaldo Brás explicou que apesar de hoje Castelo Branco ser semanalmente invadida por espanhóis que vêm conhecer a cidade, “o Tejo em si, como rio com todas as suas potencialidades, se calhar precisa de ser mais conhecido pelas suas caraterísticas de fauna e flora”.
Por seu turno, Xavier Lemos, representante da Di-putácion de Cáceres, disse que a aplicação informática tem um duplo objetivo: dar uma formação básica aos operadores turísticos em torno do Tejo e promover o território que orienta a sua atividade para o turismo da natureza e de qualidade.
“Esta é uma de muitas ações que estão a ser desenvolvidas. É preciso melhorar as competências das pessoas e, neste caso, dos empresários turísticos para que ofereçam um bom serviço”, adiantou.
Este responsável sublinhou ainda que há cada vez mais empresários ligados ao Tejo e o projeto Conhecer com o Tejo/Conocer com el Tajo, pretende que haja uma maior cooperação e união entre os dois lados da fronteira.
“Queremos que os empresários se unam e que possam cooperar e trabalhar entre eles. Uma das áreas da aplicação explica como devem cooperar para ser mais competitivos dos dois lados da fronteira”, sublinhou.
A aplicação informática ficará brevemente disponível para os empresários no sítio www.conocercontaejo.es onde devem fazer o registo para ter acesso à plataforma.
O projeto, que irá funcionar em qualquer plataforma informática ou móvel, está em castelhano e em português e permite a utilização em qualquer sistema operativo.