NO ÂMBITO DE UM PROJETO CIENTÍFICO
Freguesia Oleiros-Amieira responde a inquérito As Pessoas e o Fogo
Em Oleiros têm início este mês os inquéritos a alguns proprietários agrícolas e florestais da Freguesia de Oleiros-Amieira. Os inquéritos serão realizados por jovens estudantes da Freguesia, devidamente credenciados para o efeito.
Este trabalho é realizado no âmbito do projeto científico As Pessoas e o Fogo: reduzir o risco, conviver com o risco, coordenado pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), da Universidade de Lisboa, em que participam também o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e o Instituto de Ciências Sociais (ICS), da mesma universidade. O projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tem como objetivo identificar medidas de política custo-eficazes para viabilizar a gestão de combustível à escala da paisagem, reduzir o risco; e para reduzir a exposição ao fogo das pessoas e infraestruturas, conviver com o risco.
Na primeira vertente, redução do risco, está previsto um inquérito a 800 proprietários florestais da antiga região do Pinhal Interior, a realizar em 12 freguesias representativas da mesma. No Concelho de Oleiros, o inquérito será realizado na Freguesia de Oleiros-Amieira.
Houve uma reunião inicial, na sede da Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira com a presença da equipa coordenadora do projeto com elementos da Câmara de Oleiros, da APFAM e da Junta de Freguesia, onde foram delineadas as estratégias e o calendário do trabalho de campo.
Desde então, tem havido uma intensa troca de comunicações e de documentos entre a Junta e o coordenador do projeto, relativamente à seleção de inquiridores e à identificação e localização de proprietários. Ao mesmo tempo, está envolvida a participação do BUPI relativamente a este último aspeto.
Os jovens que vão aplicar os inquéritos, participaram, recentemente, numa sessão de formação, na sede da Junta de Freguesia, juntamente com elementos do Concelho de Proença-a-Nova. Esta formação foi oferecida pela equipa responsável por este projeto.
Os inquéritos serão realizados durante os meses de setembro e outubro, prevendo-se a sua análise e divulgação no primeiro semestre de 2023.