15 julho 2015

CAMPEONATOS DISTRITAIS DE SUECA E DE MALHA
Associação preserva e divulga jogos tradicionais

Assoc jogos tradicionais fundadores.JPGA Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Castelo Branco, criada em julho do ano passado, começou este ano a desenvolver o seu trabalho.
A nova agremiação tem como sócios fundadores Manuel Rolo, Paulo Barata e Manuel Ramalhinho, sendo que, até ao momento, conta com 53 sócios.
Manuel Rolo, que é o presidente da comissão instaladora, uma vez que a assembleia geral para constituir os órgãos sociais se deverá realizar no próximo mês de setembro, realça que o objetivo mais ambicioso da agremiação é que esta“se dedique à recolha patrimonial de todos os nossos jogos antigos e tradicionais, como, por exemplo, o pião e a bilharda, entre outros”.
Tudo isto, tendo em atenção a importância de “preservar a tradição de cada local, porque de local para local os jogos, por vezes, mudam de nome, bem como o modo como são jogados”.
Manuel Rolo revela ainda que uma ambição futura passa por “daqui a uns anos ser criado um museu, para ter tudo isso”, ou seja, um espaço onde os materiais utilizados nos jogos podem ser vistos, dando também a conhecer a sua história e o modo de serem jogados.
Para já, a nova Associação já dinamizou, entre janeiro e final de maio, o I Campeonato Distrital de Sueca. Um campeonato que integrou 14 provas, sendo pontuáveis os 11 melhores resultados e que terminou com a equipa do restaurante A Seara, formada pela dupla Marco Robalo e Rui Tabarra a sagrar-se campeã.
Depois disso, em junho, teve início o Campeonato Distrital de Malha, do qual já foram disputadas três provas. A prova inaugural, a 28 de junho, decorreu no Violeiro. A segunda, a 5 de julho, foi no Ninho do Açor e a terceira, realizada domingo, foi em Alcains.
De referir que tanto na sueca, como na malha, a Associação já introduziu algumas inovações. Uma delas é que as duplas campeãs, apesar de ganharem prémios, não levam a taça para casa. Assim, a taça que na parte da frente identifica a edição da prova, tem, nas costas, uma placa com o nome dos campeões e fica na sede da coletividade, porque, como realça Manuel Rolo, “o essencial é o quadro de honra da própria Associação”.
Outro objetivo de futuro é que quem seja sócio da Associação beneficie desse facto, com o pagamento de um valor mais baixo em cada uma das provas.
Em relação ao Campeonato Distrital de Malha, Manuel Rolo adianta ainda que nesta primeira edição o calendário de provas está a ser construído aos poucos, para avançar que a ideia é que, “no próximo ano, o calendário esteja todo definido logo no início da época”.


15/07/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video