Para transporte de utentes e apoio domiciliário
Centro de Dia de Benquerenças tem duas carrinhas novas
O Centro de Dia de Benquerenças tem, desde segunda-feira, duas novas carrinhas, destinando-se uma ao transporte de utentes e a outra ao apoio domiciliário.
Na cerimónia de entrega das novas viaturas, o presidente do Centro de Dia, João Carlos Antunes, começou por recordar que a instituição apoia, atualmente, 34 utentes.
João Carlos Antunes realçou, também, que o Centro de Dia está a comemorar o 15º aniversário, acrescentando que a instituição “se quer integrada na comunidade”, ao mesmo tempo que “tenta por todas as formas e aproveitando ao máximo os seus recursos, dar melhor qualidade de vida a todos aqueles que procuram os seus serviços, com refeições bem elaboradas e saudáveis, ginástica duas vezes por semana, serviços de enfermagem, também ao domicilio, para todos os utentes, cedência gratuita de instalações, em particular deste salão polivalente, para serviços que sejam do interesse coletivo”.
No dia em que o Centro de Dia recebeu as novas viaturas, João Carlos Antunes relembrou igualmente que “um dos problemas mais urgentes que tínhamos entre mãos eram os meios de transporte de utentes e apoio domiciliário”, porque, frisa, “tínhamos apenas uma viatura para todo o serviço”, havendo a acrescentar que já não se encontrava nas melhores condições.
Por isso a solução passou por “bater a algumas portas” e a resposta não tardou.
Assim, a desde segunda-feira, a instituição passou a dispor de uma carrinha de nove lugares para transporte de utentes, oferecida pela Câmara de Castelo Branco, bem como de uma carrinha destinada ao apoio domiciliário, comparticipada em cerca de 70 por cento pelos serviços de Segurança Social.
Uma resposta que João Carlos Antunes agradeceu, ao afirmar que da parte da Câmara, o presidente, Luís Correia, tem uma “linha de pensamento e ação que se traduz em dar prioridade às questões sociais e bem-estar da população, sempre aberto à colaboração com as instituições de solidariedade social”.
Isto, enquanto da parte da Segurança Social, o diretor do Centro do Centro Regional, Melo Bernardo, revela “um fino trato, a simpatia e a recetividade sempre manifestada para enfrentar conjuntamente com esta direção os problemas que se põem no dia a dia do nosso Centro de Dia”.
Os agradecimentos foram também para a Junta de Freguesia de Benquerenças, pela “forma impecável com que tem trabalhado connosco. Um trabalho conjunto, profícuo e sincero, no sentido de colocar acima de tudo os interesses dos povos de Benquerenças e Maxiais”.
Na resposta Luís Correia e Melo Bernardo destacaram o exemplo da boa prática de colaboração entre a Câmara e os serviços da Segurança Social, para solucionar o problema que o Centro de Dia de Benquerenças enfrentava.
Os dois responsáveis referiram também que é prioritário cuidar do bem-estar das populações.
Uma matéria em que Luís Correia referiu que é muito importante criar condições de segurança e conforto para que as populações das aldeias possam permanecer nas suas casa e nas suas comunidades, enquanto Melo Bernardo frisou que apesar dos elevados custos financeiros, é importante o apoio às instituições de solidariedade social, até por serem os maiores empregadores incluindo pessoal especializado das freguesias e dos concelhos da Região.